× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 99722-9060
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    Quais as diferenças entre pergolado e gazebo de madeira?

    O pergolado e o gazebo possuem uma beleza diferenciada, possibilitando maior personalidade para a decoração dos ambientes de uma residência. Eles são excelentes opções para transformar a área externa. Mas você sabe quais as principais diferenças entre pergolado e gazebo de madeira?

    Desse modo, além de criar um espaço relaxante para os momentos de contemplação, eles se dão muito bem em jardins menores, propiciando um design harmonioso e condizente com o projeto arquitetônico e paisagístico do local escolhido.

    Pensando nisso, elaboramos o texto abaixo para explicar um pouco sobre as características dessas estruturas, e quais as principais diferenças entre pergolado e gazebo de madeira. Tudo para você fazer a melhor escolha para a sua obra. Confira!

    Principais características e diferenças entre gazebo e pergolado

    Por ser uma estrutura coberta, o gazebo tende a ser aberto lateralmente na maioria dos casos, servindo tanto para ventilação quanto para apreciação das áreas externas. Já o pergolado é destinado a apoiar as espécies trepadeiras, oferecendo sombreamento parcial.

    Assim sendo, para quem busca uma boa estrutura que funcione como uma área de estar em meio ao jardim, o pergolado oferece a melhor estrutura, pois, por ficar geralmente descoberta, ela pode ser usada como uma opção de circulação sombreada.

    Ao contrário do pergolado, o gazebo é exclusivamente um espaço destinado a ser permanente. O que as duas estruturas possuem em comum é a fabricação, que pode ser realizada em diversos materiais, como alvenaria, concreto, madeira e metal. 

    Vale lembrar que, tanto o gazebo quanto o pergolado são considerados anexos da edificação principal e precisam ser executados com materiais que combinem não apenas com a arquitetura do local, mas também com o próprio jardim. 

    Como aproveitar melhor essas estruturas?

    Em relação aos pergolados, a valorização deles passa pelo uso de dois tipos principais de espécie: as plantas arbustivas escandentes, e as trepadeiras com flores pendentes. Ambas possuem características capazes de dar mais vida para essa estrutura. 

    Dessa maneira, as plantas arbustivas escandentes propiciam um maior volume para a parte superior do pergolado. Entre os principais tipos disponíveis, estão as bougainvilleas, congéias, flor-de-são-miguel e os jasmins.

    Por formarem uma espécie de cortina colorida em torno do pergolado, as trepadeiras com flores pendentes possuem ramos que se entrelaçam entre o vigamento e essas mesmas flores pendentes.

    Entre os principais tipos dessa espécie, estão os sapatinhos-de-judia, as tumbérgias azuis e a trepadeira jade. É importante que o pergolado seja mais alto, até mesmo para as flores não atrapalharem a permanência ou circulação das pessoas no local. 

    Assim sendo, a criação dos projetos dos pergolados e gazebos deve ser projetada de modo a valorizar totalmente a área externa. Desde o local em que as estruturas serão alocadas, até questões relacionadas ao conforto e design, tudo deve ser pensado com cuidado.