- 29 de setembro de 2021
- Posted by: admin
- Category: Sem categoria

Sendo uma referência para incrementar as áreas externas de uma residência, o pergolado de madeira é um dos tipos de montagem preferidos para deixar a decoração de jardim com um toque ora moderno, ora elegante.
Dessa maneira, se você busca construir um projeto decorativo que valorize a beleza externa de sua casa, o pergolado de madeira pode ser a escolha ideal. Confira no texto abaixo tudo sobre esse item e suas principais características!
O pergolado e suas características
O pergolado funciona como um estrutura destinada a aumentar a extensão de uma residência, podendo inclusive ser projetada como uma construção à parte para as áreas externas de uma casa.
Assim sendo, o pergolado pode ser fabricado com diversos tipos de materiais, sendo utilizados alguns como o concreto e o ferro. Mas é inegável que o mais pedido (e popular) é o pergolado de madeira.
Entretanto, uma das características que diferenciam o pergolado é que ele pode ser misturado com diferentes materiais, possibilitando combinações com concreto, alumínio ou qualquer outro que esteja de acordo com o projeto de decoração.
Dessa maneira, o pergolado de madeira serve como um abrigo para a área externa da residência, podendo ser transformado em tipos diversos como um jardim vertical e até mesmo em uma área de lazer pequena.
Como ele não corta completamente o vento, pode servir para oferecer a quantidade de sombra desejada para quem deseja descansar, sem contar com o uso de móveis e itens certos para que o lazer esteja garantido.
Com essa finalidade, o pergolado pode ser colocado não apenas nos jardins, mas também em locais externos com churrasqueira e piscina, por exemplo. Além disso, a sua estrutura tanto pode ser vazada quanto com vidro em cima, e até coberta com plantas.
Como escolher a madeira ideal para o pergolado?
A princípio, pode ser um pouco difícil escolher a madeira ideal para a composição da estrutura do pergolado. Entretanto, existem alguns tipos recomendados e que podem facilitar no momento da instalação e na sua manutenção.
Um dos modelos mais utilizados são aqueles fabricados com madeira Cumaru ou Ipê, conhecidas por serem bastante resistentes. Outros tipos indicados para a composição são a pinus, o eucalipto e o bambu.
Assim sendo, existem diversas maneiras de se utilizar a madeira para pergolado. O seu visual pode apresentar características mais naturais ou rústicas, ou conter elementos que a deixem mais trabalhada e elegante, dependendo do projeto de decoração.
Manutenção e cobertura
Fazer o correto tratamento da madeira, além de aumentar a sua durabilidade, proporciona uma melhor resistência às mudanças de temperatura. Existem diversos produtos capazes de aumentar a vida útil da madeira, portanto é preciso consultar o mais indicado.
Já em relação à cobertura do pergolado, um dos materiais mais indicados, tanto para proteger a parte interna quanto a transmissão de calor, é a chapa de policarbonato. Entre as suas principais características e vantagens, estão a durabilidade e resistência.
